ABET – Associação Brasileira de Equitação de Trabalho
Associação fundada para cuidar dos interesses da Modalidade Equitação de Trabalho no Brasil. Modalidade aberta à todas as raças de equinos e muares.
O que é Equitação de Trabalho?
Modalidade criada por italianos e franceses com o objetivo de reunir, numa única competição, cavaleiros de diferentes países montando cavalos de diversas raças.
A Equitação de Trabalho tem como finalidade demonstrar o trabalho diário de campo, num simulacro de obstáculos e situações reais. O percurso deve ser cumprido com eficiência e segurança. Exige agilidade, entrosamento e equilíbrio entre cavaleiro e cavalo. É praticado por homens, mulheres e crianças. No Brasil desde 2002, teve seu primeiro campeonato nacional organizado pela ABPSL em 2003 onde se manteve até 2011. Em 2012 passou a ser organizado e administrado pela CIA de Equitação de Trabalho até a fundação da ABET em 2018. Em 2022 a ABET se tornou a represente no país e credenciadora de provas internacionais da WAWE – Associação Mundial de Equitação de Trabalho.
Como é a prova?
A competição é composta por quatro etapas distintas, três delas disputadas individualmente – Ensino – Maneabilidade – Velocidade, nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo. A quarta fase (Prova da Vaca) um prova semelhante ao “Team Penning” somente é disputada nas competições que tenham competições por equipe.
A fase de Ensino é similar a prova de adestramento e demonstra as habilidades atléticas do cavalo, atendendo aos comandos do cavaleiro.
A fase de Maneabilidade objetiva pôr em evidência a capacidade do conjunto em superar com tranquilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo.
A fase de Velocidade é similar a maneabilidade, mas precisa ser cumprida ao cronômetro.
A fase da Prova da Vaca tem como objetivo a separação de uma rês de um lote e sua condução a outro extremo da pista.
Quais as Categorias?
Categorias
As competições de provas completas de Equitação de Trabalho estão divididas em 10 (dez) categorias distintas:
1. Mirins (Nível I).
2. Juniores (Nível I);
3. Aberta Amadores (Nível I);
4. Amador (Nível I);
5. Cavalos Novos A (Nível I);
6. Cavalos Novos B (Nível I);
7. Aspirantes (Nível I) ;
8. Jovens (Nível II);
9. Preliminar (Nível II);
10. Intermediaria (Nível WAWE);
11. Principal (Nível WAWE);
12. Especial.
.